sexta-feira, 21 de abril de 2017

sonhos, dreams, rêves, sueños, träume...

Quem me conhece sabe que todos os anos eu tenho uma agenda, onde costumo tentar organizar minha vida e documentar acontecimentos. Em 2014, para além da minha agenda, eu tive um CADERNO DE SONHOS E UTOPIAS, onde durante todo o ano eu listei desejos e tentei me lembrar de realizá-los, seja a longo ou curto prazo. A lista, com elementos repetidos, já que os desejos se repetiam, assim como as ansiedades, tem 316 itens. Resolvi dividir com vocês os 130 mais importantes, para ver se sonhando coletivamente a gente consegue realizar.

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."

  1. Que as pessoas soubessem o que é feminismo e entendessem que não há uma analogia com o machismo.
  2. Confiar na fidelidade das pessoas.
  3. Não me importar tanto com o que "dizem" ou "deixam de dizer" as redes sociais.
  4. Viajar mais.
  5. Me importar menos com o que as pessoas acham. Viver menos de impressão.
  6. Me envolver cada vez menos com machistas.
  7. Ajudar as pessoas a entenderem que por mais que o machismo esteja enraizado na sociedade ele não é normal e nem é a única alternativa.
  8. Que o sexo/sexualidade seja visto como algo normal e não como um tabu.
  9. Que eu não me culpe/condene, por tudo que acho que vai errado, que eu perceba minha parcela de responsabilidade, mas que eu entenda que se as coisas dão/vão errado não é só minha incumbência, pois em uma relação a construção é feita a partir de trocas realizadas entre dois sujeitos envolvidos.
  10. Para de mexer nas coisas alheias: ler coisas sem permissão, fuçar o indevido... isso só faz mal pra mim e desrespeita a pessoas que eu gosto.
  11. Gozar mais.
  12. Rezar mais.
  13. Não "perder vida" com sofrimentos e angústias.
  14. Não me sentir idiota, trouxa, burra, por acreditar.
  15. Saber que ninguém morre de amor, mas que a gente não precise tá testando essa teoria.
  16. Não querer ir embora/desistir quando as coisas ficarem ruins. Escolher ficar/resolver.
  17. Não esquecer de se colocar no lugar de outro.
  18. Dar amor na mesma proporção que quero receber e não necessariamente que recebo.
  19. Tirar fotos nua e ser feliz com a imagem do meu corpo.
  20. Não reproduzir o machismo.
  21. Amar minha mãe e meu pai, mas não porque eles são meus pais, mas porque eles me amam, então eu devo reparar mais neles.
  22. Eu posso ser feliz se eu não casar e nem tiver filhos. Eu não sou egoísta por isso, eu só escolhi.
  23. Eu posso casar, ter filhos e ser feliz. Casamentos podem dar certo também.
  24. Parar de machucar. Não usar isso como escudo para não ser machucada.
  25. Ser menos pelega e menos militante só de internet.
  26. Ter uma banheira.
  27. Me permitir viver as experiências sexuais que tenho vontade. Sem barreiras, moralismo ou tabus.
  28. Romper preconceitos. Dar chance às pessoas, ao desconhecido, ao que não me agrada de primeiro.
  29. Procurar ver o lado positivo das pessoas.
  30. Não ter medo de fazer planos.
  31. Fazer uma tatuagem.
  32. Me identificar com alguma atividade física e encontrar prazer em realiza-la.
  33. Refletir mais sobre as experiências vividas durante o dia. Ter/exercer consciência.
  34. Ter minha própria casa onde parentes sejam visitas.
  35. Fazer o melhor que eu posso a cada dia.
  36. Entender que as pessoas procuram maneiras diferentes de lidar com o sofrimento. Por mais que não faça sentido pra mim, eu tenho que respeitar isso.
  37. Ser menos crítica comigo mesma, me aceitar como eu sou.
  38. Ser menos egoísta, encontrar o equilíbrio entre pensar no outro e reconhecer minhas próprias necessidades.
  39. Fazer as coisas até o fim, parar de desistir de tudo.
  40. Não ter vergonha de estar apaixonada e de querer me declarar a cada meio minuto, afinal ninguém sabe o dia de amanhã.
  41. Não depender financeiramente de ninguém.
  42. Ser mais racional e menos impulsiva.
  43. Não ter vergonha de me importar com pequenas coisas (isso não vai me fazer mais fraca), mas não dar importância demais a elas. Saber encontrar o ponto.
  44. Entender que a amizade nunca permanece a mesma, que às vezes, o que nos uniu já não existe mais, que o tempo e as novas experiências transformam a gente em pessoas com visões diferentes daquelas que um dia nos aproximou. Compreender essa dinâmica é importante, assim como distinguir quais laços merecem nosso esforço para preserva-lo.
  45. Não ser tão boca de sacola. Isso sempre me prejudicou ao longo da história e eu tenho que aprender com isso.
  46. Relevar comentários idiotas e que só atrapalham. Tem gente que não sabe se expressar e parece que está sempre fazendo um "inferno".
  47. Não ser orgulhosa, que só atrapalha a vida.
  48. Ter humildade de ensinar e de aprender.
  49. Não deixar que os outros ditem a forma que eu devo cuidar do meu corpo ou me arrumar.
  50. Ser sincera, já que eu espero sinceridade.
  51. Não cobrar amizade, amor, carinho de ninguém.
  52. Não deixar que a liberdade do outro me incomode.
  53. Pensar: "Como Jesus agiria?"
  54. Tentar entender o outro, mesmo quando eu tô puta da vida.
  55. Não engravidar antes de ter uma casa, um emprego e um amor.
  56. Escrever carta a pessoas queridas e envia-las.
  57. Não ser mais instável emocionalmente.
  58. Expressar meus sentimentos de gratidão, felicidade e satisfação.
  59. Perdoar todos aqueles que me ofenderam.
  60. Ler os meus livros.
  61. Não viver fingindo que os conflitos não aconteceram. Aprender a supera-los.
  62. Aprender a lidar com as decepções.
  63. Fazer orações diárias.
  64. Lembrar que cada pessoa marca a gente de alguma forma. Recordar principalmente das que deixam boas marcas.
  65. As pessoas falam ou deixam de falar por diversos motivos. Por mais que eu considere a minha forma de agir a mais certeira, é a história de cada indivíduo que explica a sua opção entre o falar e o calar, afinal, o silêncio também fala.
  66. Relaxar de verdade. Soltar o que me prende; desistir do que não me faz bem; não reagir a provocações; deixar passar as situações estressantes; parar de buscar respostas; desgrudar de quem faz você sofrer; distensionar situações; desobstruir vias, veias, conexões; não controlar os outros; não jogar com sentimentos; não manipular opiniões; cair; abrir mão; oferecer; não resistir; repousar; não rejeitar; entregar-se; pacificar-se; serenar; acalmar; tranquilizar; amansar; liberar... morrer.
  67. Não fazer as coisas só porque os outros querem, mas não deixar de fazê-las por rebeldia, fazer porque é o melhor para mim.
  68. Tudo bem se eu não for confiante e autossuficiente. Só não posso ser dependente e pessimista sempre.
  69. Me oferecer as pessoas como eu sou, porque eu me orgulho de quem eu sou. Eu não vou esconder tudo o que sou (sangue, sonhos, suor e lágrimas) para garantir que os outros se mantenham confortáveis em suas escolhas.
  70. Controlar a chateação que vem das expectativas que colocamos nas pessoas. As pessoas são livres para atenderem suas próprias expectativas e não estão a serviço das nossas.
  71. Não estamos acorrentados a nenhuma característica da nossa personalidade: insegurança, arrogância, chatice... somos LIVRES para criar novas formas de existir.
  72. Distinguir quais pensamentos são frutos do cotidiano, do meu mundo egoísta, cheio de projeções de perspectivas e quais são autênticos, frutos das nossas reflexões.
  73. Conseguir controlar meus sentimentos, afinal tenho gastrite nervosa.
  74. Não se enganar, não aliviar sua própria dor com desculpas ou mentiras.
  75. Ter menos ciúmes e não o alimentar.
  76. Ser proativa.
  77. Stalkear cada vez menos, até não stalkear mais.
  78. Fazer sem esperar nada em troca.
  79. Pensar na necessidade de falar certas coisas antes de pronuncia-las.
  80. Buscar estar sempre em terapia.
  81. Não deixar passar atos machistas quando eu estiver por perto.
  82. Que eu tente mudar minhas atitudes e não as dos outros, mas que eu não deixe de incentiva-los.
  83. Tentar entender por que eu me importo tanto com o fato das pessoas não gostarem de mim.
  84. Viver mais "offline" e ver isso como qualidade de vida.
  85. Perceber que eu não preciso estar sempre me protegendo.
  86. Extinguir joguinhos amorosos.
  87. Ter paciência com minha mãe.
  88. Ser mais organizada e menos procrastinadora.
  89. Dedicar um tempo para ficar com meus irmãos.
  90. Cuidar da minha saúde, não deixar isso em segundo plano.
  91. Ser mais presente na vida de quem eu amo.
  92. Não deixar a preguiça ser a protagonista da minha vida.
  93. Presentear-me mensalmente.
  94. Rir das dificuldades.
  95. Alimentar-me melhor.
  96. Arrumar meu sorriso.
  97. Cuidar da minha pele.
  98. Que eu não cometa auto boicote.
  99. Que eu reconheça os meus erros.
  100. Saber que eu posso mudar de caminho, de ideia, o quanto eu julgar necessário.
  101. Deixar o comodismo de lado e correr atrás de tudo o que eu quero.
  102. Que a gente se encontre e se perca mil vezes, para depois reencontrar.
  103. Chorar.
  104. Sorrir.
  105. Lamentar, porque eu tenho direito!
  106. Celebrar tudo de bom.
  107. Julgar menos.
  108. Ter mais fé - em Deus, na vida, em mim, no próximo.
  109. Enfrentar os obstáculos e dificuldades a vida.
  110. Entender que nem sempre se obtém êxito e que não há mal nenhum nisso.
  111. Ter coragem e persistência.
  112. Dizer não no tempo certo e não o tempo todo.
  113. Ter discernimento de escolher quais as batalhas que devo lutar.
  114. Ter um ombro amigo e ser um ombro amigo para alguém.
  115. Ficar perto de quem me quer e me faz bem.
  116. Me afastar de quem me que e me faz mal.
  117. Usar protetor solar.
  118. Beber água regularmente.
  119. Ter um sono de qualidade, mas não excessivo.
  120. Não comparar minha vida com a dos outros.
  121. Procurar ser uma boa pessoa na vida dos outros.
  122. Não me exceder com frequência.
  123. Não perder tempo sendo fofoqueira.
  124. Não ser invejosa.
  125. Fazer as pazes com o meu passado.
  126. Escolher ser feliz e não ser chateada/abusada.
  127. Aproveitar os momentos em família.
  128. Não ser corrupta/desonesta.
  129. Não guardar coisas que não uso/não quero. Não acumular.
  130. Lembrar que tudo é finito.

Que a gente não duvide do poder das listas e que a utopia seja nosso combustível na estrada de buscar por ser e sentir-se melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por estar aqui, mas seria ainda melhor se você deixasse seu comentário, assim poderei saber o que também te agrada ou o que te desgosta (:

(per)seguidores