terça-feira, 1 de maio de 2012

Nosso problema é que sentimos saudades demais

Tenho a mesma dúvida que o Millôr Fernandes tinha: "A saudade diminuiu ou fomos nós que envelhecemos?". Estamos o tempo inteiro sentindo falta de algo, de alguém, de alguma situação. E não, isso não é ruim, mas é chato. 
Sentir saudade é como se prender a um determinado instante e perder vários outros por sentir falta daquele. E sim, também sinto saudade, e são nesses momentos que tenho a sensação que o presente não é suficiente, que sou incompleta e, sinceramente, não gosto nenhum pouco disso, pois como disse Quintana "o tempo não para, só a saudade que faz as coisas pararem no tempo" e não viemos ao mundo para ficar estagnados, viemos construir história! 
É aí que entra o lado bom da saudade, a lembrança. É através da lembrança que nossa história é resguardada e são esses bons momentos que nos trazem recordações que só nos lembram de quão bom foi o passado, mas que temos que andar pra frente. 
Sinto saudade de bons momentos que vivi. Momentos simples que eu não sabia o quanto sentiria falta depois que eles passassem, sinto falta de pessoas que dividiram bons momentos comigo, que já foram minhas amigas, que já enxugaram minhas lágrimas e até mesmo as fizeram cair. 
Contudo, talvez eu esteja sendo insensível demais, sei que tenho e consigo caminhar sem essas pessoas e sem ter de repetir esses momentos, mantendo-os apenas na lembrança. Isso pode parecer duro demais, pode ser difícil demais de ser compreendido como realmente quero passar, por se tratar de sentimentos tão íntimos e profundos. 
Mas acredito que não é possível morrer de saudades, não nós humanos. Aprendemos a lidar com ela, a não deixa-la ir, se for o caso, porque no fundo, não queremos perder as a nostalgia que nos domina o peito. Então passamos a controlar a saudade, a fazer com que ela aperte, retome lembranças, mas nos deixe seguir em frente, como bem disse o escritor Saint Michel de Montaigne "pode-se ter saudades dos tempos bons, mas não se deve fugir ao presente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por estar aqui, mas seria ainda melhor se você deixasse seu comentário, assim poderei saber o que também te agrada ou o que te desgosta (:

(per)seguidores