domingo, 27 de fevereiro de 2011

Faxina: no quarto, no corpo, na alma, na vivência.

Há muito tempo venho precisando de uma faxina. Uma faxina daquelas que o Drummond aconselha:


"(...) Renovar as esperanças na vida e, o mais importante, acreditar em você de novo. (...) Pois é... agora é hora de reiniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo. (...) Tá se sentindo sozinho? Besteira, tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento". Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você. Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos horríveis. O mau humor vai comendo nosso fígado, até a boca fica amarga. Recomeçar... Hoje é um bom dia para começar novos desafios. (...) Jogue fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes. Fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados. Jogue tudo fora, mas principalmente esvazie seu coração. Fique pronto para a vida, para um novo amor. Lembre-se, somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes, afinal de contas, nós somos o "Amor".(...)".


Não sei vocês, mas de vez por outra eu preciso apertar esse botão reiniciar na minha vida. Muitas vezes esse botão vem sendo alguém, alguém que me ajuda a reiniciar a caminhada, que me apoia no momento de "abandonar aquela fase e partir pra outra", como já disse Marcelo Camelo: "pra que minha vida siga adiante".

E seguir adiante é começar de novo ou recomeçar. Eu sempre me afasto das pessoas nos meus momentos misantrópicos, eu já tenho uma cara de antipatia que afasta as pessoas de mim e eu nem acho isso ruim, na verdade. Eu sei que quem gosta de mim não precisa só de um sorriso pra se aproximar de mim, que eu posso dizer "hoje eu tô a cara do abuso" que essas pessoas vêm e me dizem "pois deixa eu te dar uma abraço sua abusada".

Tô tentando começar de novo, nesse momento. Tô tentando acertar, mesmo cometendo burrices, mas eu tô tentando. Apesar de me cansar, de me magoar, de criar expectativas - eu odeio quando eu crio ¬¬ -, vou indo, crescendo e é nos erros que a gente cresce mesmo. Como disse alguém no twitter - sim, no twitter tem coisas que prestam - "Se você quer um arco-íris, tem que suportar a chuva.". Então que chova muito, porque arco-íreis são lindos!

E comecei essa faxina, aos poucos porque eu sou preguiçosa, comecei pelo meu quarto e minhas gavetas. Minha mãe sempre diz que nossas gavetas são reflexos de nossas vidas. Minha gaveta da faculdade tá de férias, nem a abro; minha gaveta "do EJC" tá uma loucura, vou só colocando papel dentro; minha gaveta de roupas tá de pernas pro ar, nem a divisão que eu faço tá sendo mais cumprida; o meu quarto então, não é de menos, vou chegando e completando o amontoado, tá certo que eu consigo viver legal nele, acho minha coisas e tal, mas não tá como tem que ser. Minha vida tá igualzinha, eu sei onde as coisas estão, eu consigo sobreviver nela, mas não é pra ser assim, eu tenho que habitá-la, não posso tá "de passagem".

Essa faxina ainda está em processo, mas só de jogar papeis fora isso me ajuda, me dá força, me mostra que algumas coisas já foram importantes e hoje não são mais. Ainda falta esvaziar o coração, eu não sei se eu sou boa nisso, rs. Eu costumo guardar as pessoas lá e mesmo que elas criem poeira, não as tiro de lá, talvez seja por isso que nunca tô pronta para um novo amor. Mas é isso ai, tem que ver isso ai, rsrs. Sei que sou "apaixonável" e acho que é disso que eu tô precisando pra finalizar essa faxina, preciso me apaixonar, mas por alguém que não seja o Dean Winchester.

4 comentários:

  1. Ai o passado... Sempre tão presente no cotidiano de nossas vidas. E é inevitável, você pode limpar todo o seu coração mas não pode apagar o passado não pode retirar os signos dos objetos que já passaram pela sua vida. As pessoas vem e marcam você de alguma forma e você cria um significado para elas. O que você pode fazer é mudar aquele significado mas apagá-lo... Infelizmente (ou felizmente) não! Com o tempo, naturalmente estes significados vão mudando naturalmente, sinceramente creio que forçar uma formatação de hd a força quando aparece um aviso de "Operação inválida" é nada mais que reforçar aquele sentido do que aquele objeto ou pessoa representa na sua vida. Se não quer que uma coisa tenha mais tanto sentido apenas deixe o formatador dos formatadores fazer seu papel: o tempo. Mas é importante que você limpe seu quarto sim! Conheço bem essa sensação de alma lavada após uma faxina domiciliar. É bem verdade, que muita coisa que estava guardado volta a tona também. Quantas vezes não limpei meu quarto e me deparei com uma foto ou objeto que me fez imergir novamente no meu mundo anterior... Após a faxina a sensação de limpeza fica, e você sente como se tivesse resolvido o problema que tinha com algum de seus fantasmas. Ou o simples fato de enfrentá-los lhe dá um estado de tranquilidade, muito bem-vindo até. Porque toda aquele estado de dúvida, que fica inconsciente, mas latejando , vem à tona e você quase que pode manter um diálogo com eles. Outras vezes não. Mas sempre é uma experiência entrar no seu mundo através do portal quarto. ^^

    ResponderExcluir
  2. Ao ler seu texto, pensei: Preciso arrumar minhas gavetas também.
    Tanto as do guarda-roupas quanto as da vida, principalmentes as últimas... Em pouco tempo descobri que nem sempre quem vc pensa que está ao seu lado, realmente está, a vida é cruel nesse ponto e nos mostra isso da maneira mais difícil -foi assim que eu percebi.
    Preciso apagar pessoas da minha vida -talvez uma só- e até comecei a fazê-lo, rasguei uma foto, apaguei outras do pc... mas ainda falta muito, preciso destruir as cartas que diziam que a 'amizade seria eterna' e jogar fora tudo o que ainda lembro, isso não acontece só com 'amores', mas com amigos também -na verdade talvez nem existiu amizade.
    Lendo seu texto tomei fôlego para isso, espero.
    Acho que já falei que vc escreve muito bem, né?
    Ah, sua mãe é filósofa.

    Parabéns e obrigada por palavras tão esclarecedoras!

    -Gosto de vc!

    ResponderExcluir
  3. É Jéssica, como diria Ana Carolina, 'Sempre chega a hora da solidão
    Sempre chega a hora de arrumar o armário
    Sempre chega a hora do poeta a plêiade
    Sempre chega a hora em que o camelo tem sede'. E é isso aíí.. Somos cheios de coisinhas, que eu costumo pensar que fazem parte de nossa vida e somos felizes com aquilo, mas tem um momento em que nada do que fizemos tanta questão em guardar faz sentido... e é papel, é lembrança, é sentimento... tudo isso um dia ti enche e então a melhor solução é essa que vc tomou, a de renovação, de limpeza.É bom pra alma...
    Eu.. bom, eu ainda não tô preparada pra minha faxina.. mas um dia seguirei seu exemplo..
    ;*

    ResponderExcluir
  4. Faxina...
    Sabe qual é o problema dela? É porque podemos jogar fora, coisas que fazem parte de nós por "descuido". Acaba indo embora junto com tudo que não quero mais. Mas, também, tem seu lado bom, pois, abrimos espaços para que os mesmos sejam ocupados... por coisas novas... pessoas novas ... sonhos novos...na verdade cria-se uma BAGUNÇA NOVA!

    Até a próxima limpeza,

    bjo.

    ResponderExcluir

Obrigada por estar aqui, mas seria ainda melhor se você deixasse seu comentário, assim poderei saber o que também te agrada ou o que te desgosta (:

(per)seguidores