quinta-feira, 19 de maio de 2011

A dúvida

"A dúvida é o principio da sabedoria."
Aristóteles 
dúvida 
(derivação regressiva de duvidar) 
s. f.
1. Falta de convencimento.
2. Dificuldade em acreditar.
3. Suspeita.
4. Receio.
5. Objeção.
6. Ponto não decidido ou que se trata de resolver.
7. Crença vacilante.
8. Ceticismo!.
9. Bras. Questão, disputa.

Como já avisou nosso amigo dicionário dúvida é substantivo FEMININO, ou seja, o Toddynho das mulheres: A companheira de aventuras. Claro que não é privilégio feminino ser possuidor da dúvida, é só porque os homens costumam dizer que nós sempre somos indecisas.

Às vezes eu paro pra pensar nesse lance de ter dúvidas, de está sempre incerto, e me vêm à cabeça diversas ideias contraditórias.

Por um lado, eu gosto de ter dúvidas, inquietudes e incertezas. Acho que é impossível ter certeza de tudo, acho que a dúvida é a peça chave para que você não estacione, que você continue buscando respostas para si e para suas crenças.

"De todas as coisas seguras, a mais segura é a dúvida." Bertolt Brecht

Contudo, ela também tem o seu lado negativo. Ela me deixa aflita, ela dificulta o meu sono, não me ajuda a lidar com a ilusão, quase anula a certeza do erro, é sinônimo de dor, ainda que essa dor não seja totalmente ruim... ,  e principalmente, é amiga íntima do medo e da timidez. "E na cabeça a dúvida e o medo são os amigos que vão me manter são." Cazuza

"Para que se estabeleça a dúvida em geral é necessária uma noção de realidade do fato em que existe a suspeita, e isto pode adiar a decisão de ações relevantes ao fato pois podem estar incorretas ou incompletas."

Está em "estado de dúvida", pra mim, tem uma relação especial com a pessoa que eu venho escolhendo me tornar, está em dúvida é reavaliar o que eu sou, no que eu creio, o que eu julgo, é me reavaliar e consequentemente me reformular. "A dúvida sintetiza os dois primeiros passos da experiência filosófica: Estranhamento e Questionamento."

Este "estado de dúvida" vem marcar um ponto muito forte em mim, onde eu aceito a filosofia na minha vida, onde eu a identifico em pequenas coisas e onde está inquietação vai realmente fazendo parte de mim, ou como ouvi uma vez: "você se acostuma", o que eu achei humanamente impossível na época. Nunca imaginei ter reflexões tão profundas e subjetivas antes de dormir; encontrar dualidade em tudo, em cada pensamento que me acrescenta algo real e imaginário, bom ou ruim, simples e complexo.

"Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no fato de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões." Bertrand Russell

Não me considerando mais inteligente ou melhor do que ninguém, mas refletindo sobre a situação eu fico cada vez mais convencida, isso mesmo, quem é detentor de dúvidas também constrói certezas!, que ser possuidor da dúvida é sinônimo de se encontrar em estado de movimento, é antagônico a estagnação.

"A mãe que fez a dúvida deu vida a certeza. O tempo há de mostrar o mundo se transformar." Nando Reis.

Acho que é bom é pensar, tentar descobrir o porquê, e mesmo sem saber, gostar do que se sente. A vida é louca, e louco mesmo é ter coragem de ser tão insano quanto a gente sempre sonhou em ser e nunca foi… É buscar a certeza, porque toda dúvida está atrás de uma resposta, para o que se sente.

Que tenhamos mais dúvidas, que duvidemos de nós, do os outros, do que é tradicional, do que é novo, do que é imposto! Duvidem até mesmo desse texto! Busque em si, suas indagações, reflita sobre a maneira como lida com elas e "Certamente saberás que o melhor momento da vida é quando a dúvida te arrebata e te pede pra ser o acrobata da decisão." Moska


"É preciso ter dúvidas. Só os estúpidos têm uma confiança absoluta em si mesmos". Orson Welles

(per)seguidores

No Google+