sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

retrospectiva 2010



Ano Novo trás esse lance de reflexão, de lembrar-se do que passou e tentar se organizar para o que nos espera mais na frente. Particularmente, eu gosto muito disso, sinto o clima mais ameno, as lembranças se tornam pássaros que rodeiam nossas cabeças e no fundo a gente percebe que bem ou mal, tudo passa goela abaixo... Como disse Rafael Cortez: "O final de cada ano sempre representa o final de um ciclo. E, ao término desse ciclo, sempre vem outro e mais outro... e sempre melhores que os anteriores, como tem que ser sempre.”.

Em 2010 minha vida foi bem agitada, mais do que eu imaginava. Eu mudei minhas prioridades, meus pensamentos e visões. Eu alterei meus horários, meus hábitos e meus vícios.

Entrei pra Universidade! Tornei-me uma estudante de ensino superior, descobri que quando se é bixo, você não sabe de muita coisa e quando deixa de ser, se não for atrás continua sem saber.
Acho que não dá pra sair de lá sem mudar nada, você passa a querer bem ao lugar onde frequenta; começar a gostar de ver a galera dos outros cursos; de conhecer as pessoas mesmo não falando com elas... Eu aprendi muitas coisas na UECE, não só academicamente falando... Aprendi que não rola não ter um grupo de amigos, não rola empurrar com a barriga ou fazer as coisas nas coxas, tem que estudar mesmo! Vi que os professores podem ser velhas corocas e não saberem de nada; serem doidos varridos e engraçados; serem monstros no que fazem, mas não terem tanta didática assim... Eles podem ser irônicos 100% das vezes que falam com você; eles podem ser lindos, jovens, inteligentes e terem medo de aprender com a gente...
A aula pode ser boa, chata, entediante, divertida, o que vale mesmo é a presença; que Xerox é cara pra caralho; o Parajana é seu companheiro diário, mas raramente não está lotado...

Além da universidade eu não assumi nenhum outro compromisso, entre aspas, mas eu cumpri com algumas coisas que me programo a fazer: Fui aos stand-ups do Marco Luque e do Felipe Andreoli. O Stand-up cresceu pra mim, mas ainda não o desvinculei do CQC, apesar de não assistir ao programa como no ano passado, troquei o CQC por noites de sono, saídas... Mas voltando ao humor, o Ceará trouxe esse ano o Rogério Morgado, o Felipe Hamachi, o Fábio Rabin, o Luís França, o Diogo Portugal, o Adnet e eu não fui a nenhum deles... Tá mais do que na hora de gostar não de quem faz, mas do formato! Vi O Improvável Espetáculo de Improvisação da Cia Barbixas de Humor e adorei! Eu fui a shows que tive vontade, como do Jota Quest, Nando Reis duas vezes, Pitty, Los Hermanos *-*, Paralamas... Cumpri minha meta de assistir a média de filmes que os brasileiros assistem no cinema: 8 (Alice no País das Maravilhas 3D; Remember me; Fúria de Titãs; Eclipse; Comer, rezar e amar; Tropa de Elite 2; Gente Grande; Relíquias da Morte I). Li aproximadamente 15 livros, entre eles: Harry Potter E As Relíquias Da Morte, O Menino do Pijama Listrado,Lua Nova, Eclipse, Amanhecer, Nunca Antes na História Desse País, Eu Sou o Mensageiro, A Última Música e estou lendo Pequena Abelha e Nick e Norah #culturamodeon.

Alguns acontecimentos tiveram também uma importância a mais durante o ano, eu passei no concurso do IBGE, eu fiz parte do Censo 2010 [/lixa. Trabalhei durante uns 3 meses. Percebi que tenho um sério problema de ânimo. No começo, "dou o gás", mas com o tempo me desmotivo e isso atrapalha meu desempenho. Devo ter cuidado com isso no futuro.

Eu paguei um mico na internet, fazendo parte do Projeto Sub Mundo pro Danilo Gentili e ele cagou pro vídeo, hahaha. Mas o melhor de tudo foi conhecer pessoas como a Cinthia Ribeiro e a Gabriele e dividir com elas o amor pelo louco do Danilo e pelo Los Hermanos - lê-se Amarante -; conversar com elas naquele Ceará Music e sentir um pouco mais deles através delas foi incrível! 


Eu votei pela primeira vez e meu voto trouxe consequências pesadas, mais pra mim do que para o Brasil. Foi uma das coisas que mais me tocaram em 2010, as últimas lembranças dos heróis da infância se extinguindo...


Eu sou OFICIALMENTE Madrinha de Crisma da Priscyla e isso é muito importante pra mim, apesar dela não pedir a benção sempre --'', mas eu sei a responsabilidade que esse cargo trás, quero ter orgulho dele e fazer com que ela nunca se arrependa de ter me escolhido.

E para completar os fatos mais importantes, fui convidada para assumir a Equipe Dirigente EJC no ano de 2011, o ano mal começou e milhares de coisas já me lotam. Meus amigos reclamam da minha agenda lotada e o Paulo Filho, vulgo Rafinha Bastos me apelidou de Oprah, #podeumnegóciodesses?!

No plano mais pessoal, as coisas melhoraram muito de um modo geral. Minha família enfrentou algumas crises, brigas e desentendimentos, mas aos poucos eu consigo me colocar no lugar do outro e isso é muito importante para um relacionamento diário. Algumas amizades se consolidaram de vez, como as Pimponas. Não tenho palavras pra descrever a relação e a importância de cada uma delas na minha vida. A Priscyla viveu ano de pré-vestibular... Mas como eu sou a piormelhoramigadomundo, eu continuei contando minhas angústias e crises a ela; continuei ligando e passando horas no telefone! (Se ela não passar a culpa não é minha :P, hahaha) Eu também fui uma boa amiga né, dividir amor, amparo, vivência. Dei dicas, livros, carões... Com a Priscyla é desde sempre e para sempre ♥. Os Malucos'Beleza, como intitulei os meninos que estudaram comigo no São Vicente, continuam firmes e fortes na parceria, apesar de não ser a amiga que eles merecem... E descobri que as Meninas da UECE não são só as meninas que fazem trabalho comigo - elas são grandes amigas também! Isso também vale para o Adriano, o João, o Léo, a Lívia, a Mariana, o Lucas que não é mais só o irmão da Priscyla, o mesmo vale pra Luiza que não é só a irmã do Dudu, que foram especiais em algum ou vários momentos de 2010. E que falar dos amigos de sempre e para a vida toda? Meus irmãos, o Saulo, o Vitor, a Sarah e mesmo os mais distantes, que sempre são uns amores comigo, o Bruno, o Rafael, o Nereu, o Gui. Manter essas relações em 2010, no meio de toda minha correria e desorganização, foi um desafio. Teve gente que não aguentou e zarpou, e eu lamento muito. Aos que toparam seguir comigo sabendo que os próximos anos serão ainda mais intensos, fica a promessa: tentarei, na medida do possível, não faltar tanto e ser a(s) Jéssica(s) que vocês precisam e querem ter.


Quanto aos homens, eu não tive muito sucesso... Eu não sou fácil! Esse foi o ano de me encantar muitas vezes por personagens de filmes, livros e seriados, eu fantasiei demais e deixei o real passar. Tornei-me um tanto exigente e isso me faz fechar o ano (mais uma vez) sem marido - mesmo pegando o buquê em um casamento -, namorado, paquera, esquema, "papel". Mas tô feliz. Sei que coisas boas estão me aguardando e esse ano eu refleti pra não repetir erros e evitar trocar os pés pelas mãos.


Quero terminar esse último texto do ano agradecendo a todos que fizeram desse blog um espaço de leitura e entretenimento. Lamento ter escrito pouco, mas isso foi reflexo do ano atribulado que tive. Espero que todos tenham uma ótima virada de ano e que façam de 2011 uma maravilha de 365 dias inesquecíveis! 

Drummond disse uma vez que para um Ano Novo "Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumadas, nem parvamente acreditar que, por decreto de esperança, a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações..." só precisamos saber que dentro de si cada um sabe onde buscar o que nos faz feliz.

O que de melhor aconteceu na sua vida? E o que você vai deixar pra trás, nem quer olhar? Amou muito? Sofreu? Chorou?

Adeus ano velho, feliz ano novo ♫

4 comentários:

  1. Nunca pensei que estaria sendo citada aqui no seu Blog, e nem que um dia ia tá tão próxima assim de ti. Só tenho a te agradecer pelo carinho e pelos conselhos que me dá. Como tu disse, eu também gosto de como nos aproximamos... de uma forma tão simples, tão verdadeira! E como eu já disse, tenho uma confiança em ti que nem eu mesma sei explicar. Nos identificamos muito em algumas coisas, né? Não é só isso que tenho a te dizer, mas, enfim, eu gosto muuuito de ti, viu? Nunca esquece! s2

    ResponderExcluir
  2. Sou teu fã (até no orkut): leitora compulsiva, descobriu as "verdades" acadêmicas(?!), trabalhou no IBGE(valha, nem me lembrava mais disso =O),dirigente do EJC. Faz mil coisas :S.[Adorei o título dado a nós (\õ/) Malucos'Beleza.] E éé isso aí que 2011 seja sempre melhor que 2010 e que nossa amizade se fortaleça ^^

    =**

    ResponderExcluir
  3. Eita anim chei de coisa hein? Foi mto itenso esse ano, principalmente no começo, todo mundo vivendo uma fase completamente nova, conhecendo pessoas totalmente diferentes e pagando os maiores micos do universo (Afinal, quem não lembra do perequetê, do velho mico de pedir dindin no sinal, ou aquele batizado do Teatro que falei pra v6?)

    A mundança interior foi inevitável pra todos. Eu mesmo, fui de pecador a santo, de santo a fanático, de fanático a minha condição humana pecadora. Contigo Jess, foi a mesma coisa. Conheci a um tanto amarga Jess 2.0, em seguida vieram apaziguar a situação a 3,4,5,6.......

    Creio que estamos vivendo um processo de mudança contínua, não sei quando isso irá parar, nem onde, nem sei se isso para. Uma vez questionei isso a uma amiga. Ela respondeu: Se não houvesse mudanças, sorrisos, lágrimas, festas, prantos, euforia e dor qual seria a beleza da vida? Como conheceríamos a sabor da comida se tudo fosse saboroso? Como nos alegríamos com o dia, se não fosse a noite e vice-versa?

    Enfim, esse processo de mudança, tanto é natural que nos traz alegrias, experiências e tanto mais.

    Gostei de ver sua retrospectiva, na verdade ela redespertou o meu escritor interior novamente, o que é ótimo pra 2011. Na verdade, sempre achei que nos influenciamos quanto a escrita dos blogs. Primeiro, quando você criou este, foi uma alegria imensa pra mim, que por sinal foi em 2010 neh?. Era uma maneira de conhecer mais, de entender essa pessoa tão intensa e nebulosa que sempre foi você. Tanto é que me fez repensar minha maneira de escrever e me motivou a criar um novo blog, no mesmo estilo do seu. Desde então, tem mem feito bem. Tenho me entendido mais e melhor, descoberto o que realmente quero, o que realmente é importante, o que de bom ficou que eu não vi. Adoro tudo isso.

    E Oprah, muito obrigado, por você, seja 1.0 , 2.0 , 3.0 , 4,5,6,7..... E que 2011, seja toda essa intensidade que você disse. E se não for também será bom. Afinal, o que seria a intensidade sem a tranquilidade, senão um mundo caótico estressante com um dinamismo banal e efêmero que tanto me assusta. Beijos. Feliz 2011 Oprah!

    ResponderExcluir
  4. Muita coisa lhe aconteceu.. heim..

    Fico Feliz por fazer parte de sua história, e não menti qdo escrevi que ti considero uma irmã. Durante esse ano aprendi a conviver com várias personalidades, uma delas foi a sua, e tenho aprendido muito com vc.

    Feliz 2011!

    p.s: Eu tento mais ainda não sei muita coisa da UECE.

    p.s(2): lindos, jovens, inteligentes.. sei!!!

    P.s(3):A presença (nas aulas)é TUDO!

    p.s(4): Bem que devia ter umas promoçãozinhas de xerox... tô pobre já!

    =)

    ResponderExcluir

Obrigada por estar aqui, mas seria ainda melhor se você deixasse seu comentário, assim poderei saber o que também te agrada ou o que te desgosta (:

(per)seguidores