terça-feira, 21 de setembro de 2010

Serviço Social - UECE

Como prometido: Fiquei de férias - na verdade, já está quase no fim - e vim aqui contar sobre minha aprovação, pois bem...


Universidade Estadual do Ceará – UECE
       Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA
      Curso de Serviço Social Diurno

O ultimo post que escrevi sobre isso foi em  8 de março de 2010, fazendo uma breve retrospectiva, lá eu dizia que caso passasse, escolheria ficar na UECE, cursando Serviço Social, mesmo sem ser meu grande sonho. Disse que cursaria por um ano e depois estudaria pra fazer Jornalismo na UFC.
De lá pra cá, (6 meses) muitas coisas mudaram...
A princípio, fui me matricular, fiquei nos classificáveis, em sétimo lugar. Quando li que havia passado em sétimo lugar, saí gritando pela casa,liguei pra minha mãe... Essas coisas de quem passa bem colocada mesmo sem estudar. Depois fui procurar meu nome em um site de uma escola e ele não estava lá. Isso me deixou muito confusa e depois, muito envergonhada. Eu tinha passado nos classificáveis ou seja, teria de esperar alguém desistir pra poder entrar... :s
Logo saiu as vagas remanescentes e eu fui com garantia de aprovação. Ainda assim, senti um frio na barriga, minha mãe tão nervosa, rsrs... Eu tremi muito, foi uma das assinaturas mais feias que fiz na vida.
Na saída, tinha um "comitê de boas vindas", onde me pintaram, jogaram coma em mim... tinha amigos com quem dividir aquele momento... Enfim, eu estava realmente feliz!


Eu fui a missa e agradeci a Deus, pelos planos dele na minha vida. Quem diria que eu passaria, eu não estudei pra passar, eu rejeitei o curso, eu não queria nem fazer a prova... e logo ali, eu fui aceita, eu fiquei... 
Comemorei também com o meu núcleo ♥, com quem eu queria dividir aquela felicidade...



Meu primeiro dia de aula, foi bem entediante, mas com aventuras. Peguei o Parajana bem lotado, ao chegar na UECE, ninguém sabia informar nada. Por isso bixos, fica o aviso, passou na UECE, procure a coordenação do seu curso e boa sorte! Por sorte, conheci uma menina que estava na comunidade do curso - esse contato também é de extrema importância! - e fomos juntas descobrir as coisas, pegar a matrícula e etc. O primeiro momento era uma palestra chata de boas-vindas... :/ De volta no Parajana II... A primeira semana servia pra conhecer melhor o curso, saber o que realmente é Serviço Social, mas eu não fui; fiquei doente e todos esses detalhes eu conheci depois, bem depois... 
Retornei a UECE só na sexta da mesma semana, nesse dia, quem apresentou o curso foram os próprios alunos do curso, os estudantes do PET (Programa de Educação Tutorial) de Serviço Social e o pessoal do CA (Centro Acadêmico). Eles nos mostraram o Campus (que eu ainda demoraria pra me localizar bem), falaram das vastas áreas de atuação do profissional de Serviço Social. Depois cada um se apresentou - tantos veteranos quantos os "bixos"-, contou o porquê de ter escolhido o curso - conta-se nos dedos quem escolheu por amor - ... Teve um pic-nic que eles prepararam para nós e depois nos convidaram a uma dança de recepção: BEREQUETÊ ;]

Depois, durante todo o semestre eu fui aprendendo coisas novas, me surpreendendo, mudando minhas concepções, o que me surpreendeu muito!
Eu tinha 5 cadeiras nesse semestre: Sociologia Clássica com a professora que mais falta no semestre; Teorias Psicológicas com o professor "sem pescoço e do oião" como ele mesmo se intitula, que adora contar histórias...; Fundamentos Filosóficos com o gênio, indescritível por vários motivos; Metodologia do Trabalho Científico com a professora emprestada da Administração, a pessoa neoliberal que mais me cativou; e a de Introd. ao Serviço Social, que tinha uma ótima cara de antipatia, mas concluímos que era só "a falta de..." (:
Consegui encontrar pessoas que se tornaram mais próximas de mim, mas a sala toda sempre manteve uma relação muito boa. O melhor da Universidade, com certeza não são as aulas, mas o que acontece fora dela, a "melhor empada da UECE"; as conversas nos corredores; as caronas; as emoções; as fotos; as impressões sobre as pessoas; as faltas com as desculpas mais bobas possíveis :x; o almoço no RU; os exercícios de auto-conhecimento... Aprendi a pegar o Parajana antes do Terminal e ir sentada ;) mas também "sofri" com a greve de ônibus, que influenciou e muito na rotina da Universidade; o desânimo causado pela rotina e pelo desinteresse dos professores...
Fiz um Seminário de Serviço Social e Questão Ambiental, vi ótimas palestras, uma sobre Turismo Ecológico - Rosinha Martins (Rede TUCUM) e outra palestra que não me atraiu nem um pouco de início, mas foi a mais interessante do evento, que abordava o tema Questão Urbana e Rural: para uns terra é chão, para outros é vida - Gemmelle Santos (Gestão Ambiental/IFCE-CEFET). Fiz ainda outra oficina, de  Gestão e Planejamento Ambiental - Edilene Sales (SEMAM). Conheci uma mulher muito importante pro Serviço Social, Joaquina Barata Teixeira (UFPA) que apresentou uma conferência sobre O projeto ético-político profissional e a relevância da questão ambiental. Eu fiquei muito feliz com o meu primeiro Seminário, mesmo não apresentando nenhum trabalho, mas tendo ali a primeiro oportunidade de conhecer uma das diversas áreas de atuação do SS.
Fiz outro Seminário também, agora sobre Políticas Públicas e Inclusão Social. Discutiu-se muito sobre os impactos das política sociais no Brasil. Fiz um minicurso dentro do evento sobre Estado, Política de Segurança Alimentar e Nutricional e Proteção Social - Elisangela
E a cada dia que se passou eu fui conhecendo mais o curso, gostando mais da UECE, mesmo com tudo que ela deixa desejar, e fui me apegando. Hoje, eu não sei se desistiria do curso, mas ainda não me vejo trabalhando na área, mas "deixa ser como será, eu vou sem me preocupar..." ♪



25 comentários:

  1. Gostei da sua história,desejo fazer vestibular para serviço social,será que você pode me dar umas dicas sobre o vestibular e tudo mais?caso seja sim meu nome é Débora Rocha me procura no orkut.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Débora, seria um prazer ajudá-la, mas não é tão fácil como pensa encontrá-la no orkut. Se por um acaso, você passar novamente por aqui, me deixa um email. O endereço tá aqui do lado, em contato.
    bjs bjs :*

    ResponderExcluir
  3. fiz ontem o vetsibular na uece para serviço social,agora to esperando o resultando,pedindo a deus para me ajudar a passar para segunda fase e depois entrar na tão sonhada faculdade pública.tô com muito medo,pois como bateram records de inscrição...e sao poucas vagas fica um suspense.qndo vc fez a 1° fase conseguiu qntos pontos?
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom, quando eu fiz a primeira fase eu fiz 72 pontos, ou seja aceitei 36 questões. Minha concorrência foi de 25.65. Sei que esse ano a concorrência deve ter sido maior e pelo que ouvir dizer a prova estava mais fácil, o que não é tão bom... Mas tenha fé, pois se tiver de ser será, assim como aconteceu comigo. Obrigada pela visita (:

    ResponderExcluir
  5. qual foi sua nota na segunda fase ein flor? fiz vestibular dia 05 e passei.. vou fazer domingo a segunda fase.. medo!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom, na segunda fase eu acertei 11 questões de Português, 11 de História e 13 de Geografia. Fiz 48 pontos na Redação, acho que foi por isso que não passei direito e fui para os classificáveis...
    Não tenha medo!
    Boa Sorte :D

    ResponderExcluir
  7. Fiz a segunda fase da UECE mas não estou confiante. Acertei 11 em português, 10 em Geografia e 13 em História. Estou aflita com a demora. Você passou com quantos pontos e qual foi a sua concorrência?
    Que bom que achei esse blog =)

    ResponderExcluir
  8. fiz s.s tambem...to mutio aflita por esse resultado...ta mto concorrido e qro estar la na uece.to com mto medo dessa redaçao,pq foi boa,mais nao foi tao boa...vc fez 48 pontos em redação..mais entrou que boom.vi em papel e tinha q o último colocado de 2010.2 fechou a prova..fiquei desesperada..mas agr resta esperar.

    ResponderExcluir
  9. Daiane, eu fiz 155 pontos no total (somando 1ª fase (72) + 2ª fase (35) + Redação( 48) ),se eu me lembro bem... Mas não sei se a pontuação é feita assim. Minha concorrência era de 25.65.

    Brunost79, qual foi sua pontuação? Mantenha a calma, você já passou pra 2ª e estava mega nervoso! Tenho quase certeza que vou te encontrar pelos corredores do bloco I logo, logo (:

    ResponderExcluir
  10. Legal a sua historinha. Na verdade, eu estava buscando determinar as minhas chances de ser classificado na UECE tendo ficado em 2º lugar dos classificáveis em Letras/Ingles, quando achei a sua história e fiquei um pouco mais confiante.Muito emocionante.

    ResponderExcluir
  11. Oie como vai?
    Acho que estudei com uma de suas amigas! o nome dela é Debora!kkkk esse mundo é muito pequeno. Estou desesperada pq quero fazer serviço social e acho que nao passo!!! vc pode me dá umas dicas!!!! xeruhhhhh

    PS: adorei sua histora!

    ResponderExcluir
  12. OI!SOU ADRIANA PROCUREI EM TODO SITE DA UECE SOBRE O CURSO DE SERVIÇO SOCIAL RESUMINDO NAO ENCONTREI NADA TENHO CURIOSIDADES SOBRE O CURSO,ADOREI TER ENCONTRADO ESSE LINK ME AJUDOU MUITO ESTOU MUITO ENPOLGADA,VIM TRASFERIDA DE OUTRO ESTADO . E QUERO LOGO ESTUDAR.BJS

    ResponderExcluir
  13. linda qual era a nota de corte da primeira fase?

    fernandaWellyna

    ResponderExcluir
  14. Eu não sei dizer qual era a nota de corte na primeira fase. Não lembro se divulgam pra gente não :/

    ResponderExcluir
  15. adorei essa sua historia
    acabei de passar pra ss diurno na uece.
    morro de medo de n me adaptar, n conseguir fazer esses seminarios, n conseguir fazer apresentações na frente de todo mundo... mas acho q essas são inseguranças q todos sentem né?... rsrs' espero q eu goste do curso!

    ResponderExcluir
  16. Queria saber quanto pontos fizeste' Passei na primeira fase, to preocupada! :T

    ResponderExcluir
  17. Andreia, como você deve ter visto nos comentários, eu fiz 72 pontos, ou seja aceitei 36 questões. Minha concorrência foi de 25.65. Já na segunda fase eu acertei 11 questões de Português, 11 de História e 13 de Geografia. Fiz 48 pontos na Redação, acho que foi por isso que não passei direito e fui para os classificáveis, por isso é bom caprichar na redação, pra não correr o risco.
    Beijos, boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Eu to resolvendo as provas passadas, faço em média 15, 14 em geogrfia, 11, 13 .. em historia, 15 à 17 em portugues, mas não to treinando redação. Fiz o vestibular por fazer, e agora que passei, quero entrar né? Muito obrigada pela a historinha (linda) e por responder tão atenciosamente. Amanhã é a prova! (:

    ResponderExcluir
  19. Oi Jessica, me inscrevi para o curso de letras em portugues, na primeira fase fiz 60 pontos, e na segunda acertei 33 questões. Será que há uma chance de que eu passe?

    ResponderExcluir
  20. Alguem sabe dizer se acertando 22 questoes na primeira fase da ir pra segunda fase pro curso de ciencias sociais???

    ResponderExcluir
  21. Fiz 35 questões na 1º fase da UECE para geografia concorrência 14/ vaga será que passo para a 2º fase?

    ResponderExcluir
  22. Eu não entendo bem . Meu filho ficou no perfil 104 não sei se vai pra segunda fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mário, então, eu fiz vestibular em 2009, era outro tipo de certame (inclusive acho que essa publicação incompleta no que diz respeito às vivência do curso).
      Infelizmente nao posso ajudar a esclarecer isso das vagas

      Excluir
  23. Eu fiz 85 pontos na 1a fase e agora, na segunda,fiz apenas 20 questões. De acordo com o edital precisaria acertar, ao menos, 36 questões. Você sabe me dizer se há chances de eu passar? Tento em vista que ainda falta a redação. 😕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não sei te dizer, mas te digo pra ter esperanças e ir para todas as chamadas existentes. Este ano faz 10 anos que fiz este vestibular. Em uma conjuntura diferente, até com específicas diferentes, então seria irresponsabilidade minha dizer algo quanto a chances. Já é outra realidade.

      Excluir

Obrigada por estar aqui, mas seria ainda melhor se você deixasse seu comentário, assim poderei saber o que também te agrada ou o que te desgosta (:

(per)seguidores